A vida passa como um sopro! E, não viver pelo que se ama durante a nossa jornada aqui na Terra pode ser martirizante demais. Foi durante minha primeira gestação (que foi de risco e resultou na perda do José) que tive essa virada de chave. precisei ter forças para eliminar todo medo, preconceitos e dúvidas que eu mesma tinha, sobre eu seguir o meu caminho fazendo e vivendo do que eu amo. E, eu encontrei o meu propósito!
Hoje, me orgulho muito de ter a missão de levar a felicidade a tantas famílias através dos meus bolos. São momentos únicos e cheios de história que se eternizam nas memórias dos meus clientes levando muito do que há em mim. Mas aí você pode pensar: “tá, virei essa chave, quero viver do meu sonhos” e me perguntar: “Mas por onde devo começar?”
Eu virei a minha chave, decidi seguir o meu caminho, liguei pra minha e peguei com ela a batedeira que eu tinha comprado há anos e tinha ficado na casa dela porque quando casei sequer pedi uma batedeira. Arrumei também uma forma redonda de uns 28cm de diâmetro porque em casa eu só tinha aquelas assadeiras retangulares, sabe!? E fui pro meu laboratório, vulgo cozinha de casa. Lá fiz inúmeros testes…Em 15 dias eu já tinha vendido alguns bolos de pote, tinha tido muitos feedbacks positivos e resolvi abrir a conta no Instagram acreditando que em um futuro breve eu faria bolos festivos, mesmo não fazendo ideia de como faria isso!rs Mas fui me encontrando!
Então, meu conselho mais importante talvez é: DEFINA O QUE VOCÊ QUER FAZER! Quais produtos quer vender, como quer realizar essas vendas, que tipo de comunicação você usar… E teste, teste MUITO! Daí pra frente, monte um cardápio, com os sabores, tipos e quais produtos você vai vender, por mais simples que ele seja. Só a partir daí busque investir o mínimo necessário para começar o negócio.
No meu caso, com o dinheiro que ganhei dos primeiros bolinhos de pote, comprei mais ingredientes, embalagens e aí sim, dali comecei a vender bem. Ainda sem me meter nos bolos de festa, mas já tendo mais conhecimento sobre como chegar neles. Foi aí que decidi começar a buscar cursos para investir na minha formação e foquei naqueles que pudessem me ajudar diretamente nessa caminhada.
Cerca de 1 mês e meio depois do primeiro bolo de pote foi aniversário de 80 anos da minha avó. Usei tudo que eu sabia e fucei na internet para conseguir fazer os bolos da festa dela. Eu lembro que queria muito dar uma carinha chique ao bolo e queria muito usar glitter neles. Além de não saber usar, eu não sabia nem onde comprar uma bombinha de decoração, na época não era uma ferramenta fácil de se achar. Mas, eu não desisti! Comprei um borrifador de água, desses pra usar passando roupa, sabe!? Achei o pó de decoração e o álcool de cereal e fiz o bolo! Ficou do jeitinho que eu queria? Não mesmo! Além de tudo, a primeira minha bailarina era péssima, trepidava e eu acabava marcando o chantininho todo. Aliás eu não fazia ideia de como deixá-lo lisinho, precisei de bastante treino pra isso.
Mas por que eu tô te contando isso? Porque esse foi o primeiro grande evento que eu fiz os bolos me apresentando de forma profissional. Eu poderia não ter feito, mas decidi começar com o que eu tinha. De conhecimento e de material. Foi inclusive fazendo esses bolos que percebi o que era essencial pra eu trabalhar e como seria mesmo necessário investir a grana que estava retornando. Como nas formas, embalagens, na tal da bombinha, em pós de decoração…
E já te aviso logo, NÃO SE EMPOLGUE! Vá devagar… não vale a pena sair comprando adoidado tudo que vir pela frente. Eu tive que jogar fora vários pós de decoração (que não são baratos) porque saíram da validade e eu quase não os usei depois. Hoje, reponho apenas os que mais uso. Deixei que o dia a dia da sua produção te mostre o que e como é melhor fazer, comprar, investir.
A grande maioria das pessoas erra em não definir pelo que começar e acabam com muitas coisas encalhadas. Então, o dinheiro que já não era muito passa ser negativo e muitas vezes o seu negócio quebra sem você nem ter começado. Então, depois de ter definido o que vai produzir, faça uma lista de utensílios e materiais básicos que você vai precisar ter para sua primeira produção. Lembre-se, não precisamos da Ferrari pra andar na Taquara! Se você não tiver a batedeira, faça com fouet, espátula, se não der, peça emprestado e já olhe quanto custa uma. Faça os testes e anote tudo. O que você tem e tá ok, o que você tem mas não dá pra usar, quais das coisas que são essenciais pro que você quer desenvolver… faça o exercício de ver o que realmente é necessário para você conseguir expandir.
Como quero que você já comece logo, tô deixando aqui uma lista de utensílios que eu acho fundamental para você começar com bolos decorados em chantininho:
Batedeira (qualquer uma)
Fogão, forno e geladeira (o que já tiver em casa),
Formas (os tamanhos necessários que irá usar),
Espátulas tipo pão duro e angulada,
Panela (de preferência as de fundo grosso para os recheios),
Bowls (plástico, vidro, alumínio, tanto faz),
Espátula alisadora (de qualquer material)
Bailarina (vale investir em uma que seja boa) e
Balança (pode ser uma baratinha, mas sem ela não dá nem para começar).
Espero que já saia daqui com um caderninho na mão e muitas ideias na cabeça!
Bjinhos, Su.
Da Minha Eterna Doceira.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.